quinta-feira, 14 de março de 2013

Como Formar um Leitor?

Segundo os Paramentos Curriculares Nacionais, um leitor competente, só constitui -se mediante uma prática constante de leitura de textos que fação uma ponte de interação social, inclusive com aqueles que ainda não saibam ler convencionalmente.

Diante do exposto, fiz uma rápida  pesquisa com estudantes  de pedagogia, vejam suas respostas, para a seguinte pergunta:
Como estimular na criança o gosto pela leitura?

" Acredito que seja através  da exposição de leituras diversa, no qual os alunos tenham a possibilidade de escolher o seu próprio livro, descobrindo -se enquanto leitor ao longo das diversas possibilidades de leituras que o mesmo teve acesso"

" Desde cedo deve -se proporcionar a criança o contato com os mais variados tipos de livros, principalmente, os contos infantis."

" A melhor forma, é deixando que o próprio aluno faça sua escolha de leitura, ou seja, dando a liberdade para que ele leia o que se interessar, pois segundo Daniel Pessnac, ler é um verbo que não suporta o imperativo".

" Descobrir, sentir no corpo o poder que a leitura trás. Embora não seja um adulto em miniatura, a criança também compartilha o desejo e prazer pela descoberta. Partindo desse pressuposto, penso ser por meio de leituras, que respondam as crianças sua sede corriqueira do saber, que estas se interessarão, pelo gosto da leitura. Livros, trava língua  musica, parlendas ... tudo é valido desde que se destine a um fim especifico, que vá ao encontro do que as crianças em geral anseiam saber. É acho que é isso, penso assim!".


Sendo assim, qual é a compreensão que podemos ter, a cerca do tema abordado?




Nenhum comentário:

Postar um comentário