segunda-feira, 4 de março de 2013

Alfabetização na Idade Certa


Olhando pra frente e almejando cada vez mais e em menor tempo de realização estruturamos nosso programa pedagógico para alfabetizar as crianças da rede municipal de Salvador até os 6 anos de idade, já no primeiro ano do ensino fundamental. Na última semana de fevereiro, a Câmara de Deputados aprovou a emenda que fixa em 10 anos o prazo para cumprimento de metas do Plano de Alfabetização na Idade Certa, de autoria da deputada professora Dorinha Seabra (DEM-TO). A discussão em Brasília, proposta pelo governo federal, prevê a alfabetização até os 8 anos de idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental, diferente do que pensamos para a capital baiana. Em nossa cidade defendemos que isso aconteça dois anos antes.
Entendemos que a partir de agora as diferenças históricas e crônicas motivadas pelo distanciamento social que tem como base a defasagem na educação começam a ser dissipadas. A Medida Provisória ainda vai passar pela avaliação do Senado.
No Brasil, em média, 15% das nossas crianças não aprendem a ler e escrever aos 8 anos de idade e o Nordeste figura como a segunda região brasileira com maior índice de analfabetismo (25,4%), percentual que nos envergonha e que nos estimula a trabalhar com afinco, projetar mudanças, e nos empenhar diariamente para revertê-lo.
Esse, sem dúvida, é um dos principais desafios da educação de nosso país. Educar com qualidade, garantir alfabetização plena e monitorar os resultados através de avaliações sistemáticas para interferir com rapidez onde houver necessidade.
João Carlos Bacelar Secretário Municipal de Educação de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário