A
presença cada vez maior de alunos com deficiência intelectual no sistema
educacional convencional está obrigando as escolas a adaptarem seus conceitos
pedagógicos. Segundo o Censo Escolar, entre 2005 e 2011, as matrículas de
crianças e jovens com algum tipo de necessidade especial (intelectual, visual,
motora e auditiva) em escolas regulares cresceu 112% e chegou a 558 mil. O
Censo Escolar não diz quantas destas matrículas são de alunos com síndrome de
Down, outra deficiência intelectual ou autismo. O Censo do IBGE, porém, aponta
que, em 2010, 37% das crianças com deficiência intelectual na idade escolar
obrigatória por lei (5 a 14 anos) estavam foram da escola, número muito
superior à média nacional, de 4,2%.
Outro indicador do aumento da inclusão: as
matriculas das crianças com deficiência em escolas especializadas e as classes
exclusivas nas escolas comuns caiu 48% de 2005 para 2011, quando foram
registradas 193 mil matrículas.
A escola
é a instituição responsável por introduzir a criança na vida pública. E você
não pode dizer que esse aqui vai ser introduzido na vida pública e esse
não"
Maria
Teresa Eglér Mantoan,
coordenadora do Leped-Unicamp
coordenadora do Leped-Unicamp
Apesar de a inclusão de crianças e jovens com algum
tipo de deficiência nas escolas regulares ter aumentado nos últimos anos, são
grandes os desafios de preparar os professores para mantê-las na sala de aula
com os demais colegas, e de receber as crianças que ainda estão excluídas. Fonte: G1.
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