sábado, 2 de março de 2013

PIBID


A criação de um banco de dados de problemas enfrentados pelas escolas públicas da rede de ensino, passíveis de serem enfrentados em projetos conjuntos com universidades. Oficinas sobre ensino de geometria dinâmica apresentadas num congresso internacional na Coreia do Sul. Professores de escolas públicas que, prestes a se aposentar, voltam a apostar em sua carreira e buscam especialização. Alunos do ensino médio que têm despertado o interesse por cursos de licenciatura.
Tais experiências práticas, aparentemente desconexas e disseminadas em diferentes redes públicas de ensino pelo Brasil, começam a compor um mosaico de valorização do magistério. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), funciona com a concessão de bolsas para alunos de cursos de licenciatura, professores da Educação Básica e coordenadores nas universidades, para que desenvolvam projetos de iniciação à docência no cerne das escolas públicas, com a integração de teoria e prática, universidade e escolas.
O programa vem aumentando significativamente seu alcance. O primeiro edital foi realizado em 2007 e o programa teve início efetivo em 2009, quando foram concedidas 3.088 bolsas - número que hoje chega a 49,2 mil. As instituições de ensino superior que aderiram ao Pibid foram de 43, em 2009, para 196 em 2012, enquanto as escolas públicas envolvidas passaram de 266 para 4.160, no mesmo período. Os recursos também foram ampliados e passaram de cerca de R$ 20 milhões, há três anos, para R$ 138 milhões em 2011.
Segundo relatório institucional da própria Capes, "esses três anos demonstram um crescimento do Pibid que, no bem-sucedido Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, só foi alcançado em 20 anos".
Dentre as instituições de ensino superior participantes em 2011, 31% estão localizadas no Nordeste, 29% no Sudeste, 22% no Sul, 12% no Norte e 6% no Centro-Oeste.
Fonte: Revista Escola Pública Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário